conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Augustinópolis

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Como parte das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Augustinópolis, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), realizou uma mobilização na feira coberta da cidade para alertar a população para a prevenção e combate ao suicídio no município. O evento foi realizado durante toda a manhã desta quarta-feira (12) e contou com palestras e apresentações culturais.

Alunos das redes municipal e estadual, idosos atendidos pelos programas socais, acadêmicos do curso de Enfermagem e população em geral participaram do evento. Conforme o secretário municipal de Saúde, Gedeão Alves Filho, várias ações têm sido desenvolvidas pelo município para prevenir o suicídio e hoje foi mais uma dessas atividades.

“Mas que falar do suicídio, nós queremos prevenir e orientar a população como ela pode identificar, ajudar e evitar que pessoas venham tentar contra a própria vida. E se alguém precisar de atendimento, nós temos uma rede para receber esses pacientes e encaminhar para os tratamentos especializado”, destacou o secretário.

A diretora de divisão do CAPS-AD, enfermeira Ana Maria, apresentou a estrutura do centro, os profissionais e as atividades desenvolvidas, bem como o motivo da realização do Setembro Amarelo no Brasil, que são os altos índices de suicídio.

Conforme a diretora, são mais de 800 pacientes registrados no centro que passam por tratamento por algum transtorno mental e mobilizações como a realizada hoje são importantes para alertar a população sobre os sinais de transtornos mentais e prevenir uma tragédia maior, que é o suicídio.

“Nós somos referência para a região do Bico do Papagaio e temos uma equipe multidisciplinar para atender nossos pacientes e reduzir os danos causados pelos transtornos mentais ou uso de drogas e, em alguns casos, fazer o trabalho de reinserção social desses pacientes”, ressaltou a enfermeira Ana Maria.

A enfermeira destacou que são desenvolvidas terapias em grupo, atendimentos individuais e ações com as famílias dos pacientes. “O tratamento não é só medicamentoso, é espiritual, é familiar, é social, então envolve todo esse processo e nós temos um cuidado holístico com o paciente”, garantiu. O CAPS-AD funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e fica localizado na Avenida Central, em Augustinópolis.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo começou em 2015 e visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e as formas de prevenção. Locais públicos e particulares são identificados com a cor amarela como forma de divulgar a campanha e informações sobre esse problema de saúde pública.

 

Alan Milhomem / Voz do Bico

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo