acessibilidade
conteúdo do menu

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A Prefeitura de Augustinópolis, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou nesta quinta-feira (10) a cerimônia de premiação do Concurso de Redação em alusão ao Agosto Lilás. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Colégio Estadual Manuel Vicente de Souza e teve como proposta levar aos estudantes uma reflexão sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, o respeito e a valorização feminina.

Mais do que uma competição, o concurso buscou estimular a participação dos jovens na discussão de um tema que envolve toda a sociedade. Por meio da escrita, os estudantes puderam expressar suas percepções e contribuir para a construção de uma mensagem de conscientização e prevenção.

Durante a cerimônia, foram premiados os três estudantes que se destacaram na avaliação das redações. O primeiro lugar ficou com Lucas Henrique de Andrade Santos, que recebeu R$ 150,00, patrocinados pelo Sicredi, além de um brinde. A segunda colocação foi conquistada por Anna Beatriz Cardoso Santos, que recebeu R$ 50,00, patrocinados pelo vereador Saullo Carreiro, também acompanhados de um brinde. Já o terceiro lugar ficou com Thavinny Santos César da Silva, que recebeu um brinde pela classificação.

Educação como instrumento de prevenção

Durante o evento, o prefeito Roni Teodoro destacou a importância de promover ações de conscientização desde a escola, envolvendo os jovens na construção de uma sociedade baseada no respeito.

“Uma sociedade que queremos transformar precisa começar pela conscientização. Quando nossos estudantes participam de uma iniciativa como essa, eles não estão apenas escrevendo uma redação, estão refletindo sobre um problema que precisa ser enfrentado por todos nós. Como gestão, vamos continuar apoiando ações que promovam respeito, proteção e valorização das mulheres.”

A primeira-dama Sângela Teodoro também ressaltou a participação dos estudantes e o papel da juventude na transformação social.

“Quando colocamos nossos jovens para refletirem e escreverem sobre o respeito e a proteção às mulheres, estamos plantando sementes para um futuro diferente. Cada redação trouxe uma mensagem importante, e ver o envolvimento dos estudantes nos mostra que estamos no caminho certo.”

Para a secretária Municipal da Mulher, Maíra Regina, iniciativas como o concurso ampliam o alcance do Agosto Lilás e fortalecem o diálogo com os jovens.

“O Agosto Lilás não pode ser apenas uma campanha durante um mês. Precisamos transformar informação em consciência e consciência em atitude. Esse concurso nos permitiu dialogar com os estudantes de uma maneira diferente, dando voz a eles e mostrando que todos têm um papel importante na construção de uma sociedade onde a mulher seja respeitada e protegida.”

Parceria entre poder público e comunidade escolar

A realização do concurso contou com a participação direta do Colégio Estadual Manuel Vicente de Souza, cuja equipe contribuiu para o desenvolvimento da proposta junto aos estudantes.

A Secretaria Municipal da Mulher destacou o trabalho da coordenadora da área de Letras e dos professores Maria Aparecida Rodrigues, Shirlei Alves de Azevedo e Petrônio Lima, responsáveis pela correção e avaliação das redações.

A atuação dos profissionais foi fundamental para garantir a análise das produções e fortalecer a proposta de unir educação, escrita e conscientização social.

A cerimônia reuniu estudantes, profissionais da educação, representantes da comunidade escolar, autoridades municipais e parceiros da iniciativa. O momento marcou não apenas o reconhecimento aos vencedores, mas também a valorização do diálogo e da educação como ferramentas de prevenção à violência contra a mulher.

A Prefeitura de Augustinópolis, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, agradece ao Colégio Estadual Manuel Vicente de Souza, à coordenadora da área de Letras, aos professores Maria Aparecida Rodrigues, Shirlei Alves de Azevedo e Petrônio Lima, ao Sicredi, ao vereador Saullo Carreiro e a todos que contribuíram para a realização do concurso.

A iniciativa reforça o compromisso do município com ações de conscientização, prevenção e fortalecimento das políticas públicas de proteção e garantia dos direitos das mulheres.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo